Nessa aula vamos primeiro definir a condição sônica e em seguida desenvolver as equações para o escoamento de Rayleigh em função da condição sônica. Finalmente, vamos apresentar o procedimento de solução.
Esse procedimento permite o cálculo do Mach e demais propriedades na saída sem a necessidade do processo iterativo apresentado para escoamento de Rayleigh. Outra vantagem é a possibilidade de utilizar tabelas em função da condição sônica.
Tempo estimado de leitura: 5 minutos
O que você deve saber ao final dessa aula
Para qualquer ponto do escoamento podemos associá-lo à condição sônica, que é a condição em que Mach é unitário.
Em escoamentos isoentrópico e com choque normal essa condição é chamada de condição característica, sendo diferente de um ponto ao outro do escoamento, pois está associada ao ponto em análise em sí.
Em escoamento com troca de calor a condição sônica é a condição que existirá se calor for adicionado ou removido em quantidade suficiente para acelerar ou desacelerar o escoamento à Mach unitário. O escoamento subsônico aquecido pode ser acelerado à condição sônica e um escoamento supersônico aquecido pode ser desacelerado para Mach unitário. Assim, a condição sônica é uma condição de referência constante no escoamento com adição de calor.
As propriedades na condição sônica serão representadas por , mas é importante não confundir com as propriedades características de escoamentos isoentrópicos e com choque, cujas propriedades também são representadas por
. Embora ambas estejam relacionadas à Mach=1, elas são fundamentalmente diferentes: a propriedade característica é obtida isoentrópicamente, enquanto a propriedade sônica não.
Os cálculos ficam mais convenientes, pois pode-se obter equações para a condição sônica em função do número de Mach local.
Assim, seja ,
,
,
,
,
e
, todas as razões entre as propriedades características e as propriedades estáticas podem ser obtidas:
(1)
Escoamento unidimensional com troca de calor. Razão entre a temperatura estática e sônica para o ar, com
(2)
Escoamento unidimensional com troca de calor. Razão entre a Pressão estática e sônica para o ar, com
(3)
Escoamento unidimensional com troca de calor. Razão entre a massa específica estática e sônica para o ar, com
(4)
Escoamento unidimensional com troca de calor. Razão entre a pressão de estagnação estática e sônica para o ar, com
(5)
Escoamento unidimensional com troca de calor. Razão entre a temperatura de estagnação estática e sônica para o ar, com
Utilizando a condição sônica como referência, é possível determinar quanto de calor é necessário para levar a saída para sabendo quanto de calor é necessário para levar a entrada para
e quanto de calor efetivamente é trocado.
Volume de controle com adição de calor
As propriedades na saída 2 no sistema original podem ser determinadas calculando-se as propriedades sônicas à partir de 1.
A razão entre as propriedades do escoamento em função da condição sônica em função do número de Mach para o ar () é apresentada na Tabela (??).